sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Les nouvelles

Para os que me pediram noticias, aqui vão algumas, resumidamente (mesmo porque o teclado aqui é bem diferente).
Peripécias de Helô no metrô
Sempre me virei muito bem nos lugares e digo que qui a de la bouche, va a Paris! Minha confusão mental de antes das férias ainda me acompanha. Pra ilustrar, so o trajeto da casa do Rafael, em Barcelona, até o hostel, em Paris, é suficiente.
Desci do metrô pra pegar o trem até o aeroporto. Passei na roleta, comprei a passagem (pois não tem baldeação entre os dois) e voltei para o metrô. Sai do metrô, comprei outra passagem e, então, enfim, entrei no trem. Vale!
Em Paris. Sai do aeroporto, não podia comprar os bilhetes, pedi ajuda a um espanhol, a um francês, a outro, etc, etc, (até agora eles têm sido muito simpaticos) gastando os meus excusez moi, merci, etc, etc. Fiz uma baldeação bonitinha, como qualquer ser humano (pensei "aqui vai dar tudo certo"). Na segunda, desci do metrô e sai da estação. Tudo dizia que aquilo era a saida, mas pra que se guiar pelas informações ao invés de seguir o fluxo, não? Sai (vêem que me falta o acento agudo, ja que ele, pelo que encontrei aqui, so vem acompanhado da letra e). Mercadet des Poissoneiries. Me pareceu um bairro onde muitas movimentações noturnas acontecem. Pedi informações a uma (creio que) prostituta - muito bonita - que so falava inglês.
Bon, voltei pro metrô, andei algo relativo a três quarteirões embaixo da terra e, enfin, achei a linha 12. Lamarck Coulaincourt. Très facile!
Desci. Pelo que havia visto no google maps, o hostel ficava a dois quarteirões da estação. Pedi informação. Beleza e boa, segui. Rue Coulaincourt, numero deux.
Andei algo em torno de 6 quadras até chegar la (o que significa cerca de 10 quilômetros quando se esta com uma mochila de 12 quilos nas costas). Nada. Um predinho normal. Excusez moi novamente.Me viro e volto.
Seis quadras para o lado oposto. Excusez, excusez. Square Coulaincourt! ça n'etait pas RUE Coulaincourt! Vou, vou, vou. Volto para a quadra do metrô. Apesar de me terem dito "atravesse a rua", procuro o numero 2. Toco a campainha. Ninguém atende. Normal para um pais cujos habitos você não conhece, principalmente às quase duas da manhã.
Resolvi olhar pro outro lado da rua e la estava. Coulaincourt Hotel! Finalement!
Cheguei, francês, inglês, espanhol, português. Tem sido assim. Até italiano ja misturei.
Ta, Mohammed, so pego a toalha amanhã, so uso a internet amanhã e, ja que esta tarde (apesar dos muitos cafés e restaurantes proximos) so como amanhã.
Aux troisième. Subi as estreitas escadas circulares cobertas por um tapete vermelho todo desenhadinho (o hostel parece cenario de filme francês, desnecessario dizer a ultima palavra). Cheguei aux troisième. Quelle chambre? Não me lembrava mesmo. Deixei a mochila de 12 quilos (é de se enfatizar) e desci. Ultimamente tenho adquirido propriedades elasticas. Vou e volto com muita facilidade (melhor: frequência).
Bon, a ultima coisa que comi foi um saquinho de batatas fritas e uma coca no aeroporto antes de embarcar, às 19h mais ou menos. Quem me conhece sabe que isso não é opção minha. Não tinha algo rapido e salgado (não sou muito afeita a doces).
Me desculpem a estranha escrita. é ruim não poder concretizar as palavras como me passam (este teclado é realmente terrivel). De Barcelona eu conto depois (ou não, ja que é minha primeira postagem desde que criei este blogue).
Vou atras de um croissant.
Au revoir!

3 comentários:

Unknown disse...

C'est la vie, ma chèrie... se serve de consolo,fiz o mesmo nos metrôs em Londres (entrei e saí do metrô e do trem, e voltei para a mesma estação, hahahaha). E caminhei durante 40 minutos, com uma mala enorme, na chuva, na rodovia, até o aeroporto, à 1h da manhã...(naquele dia não tinha metrô para o portão de embarque que eu precisava, nem táxi, nem nada). Aproveite!!! Vale, quero notícias de Barcelona! Bise.

Licajoca disse...

Que bonitiiinha a minha priminha se perdendo em Paris...

Marcus DIeckmann disse...

Em paris os funcionarios do serviço de metros e trens costumam ser muito pretativos e falr ingles.

Aprendi isso depois de pastar no charles degault.