segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Le lundi

Estou comecando a gostar realmente deste lugar (cada teclado aqui eh de um jeito e ainda ontem a russa reclamava que nao conseguia trocar a configuracao pra letras de la). Existem coisas magicas por aqui. A comecar pelos jardins, pequenas galerias, cafes, ate chegar aos museus e exposicoes, livrarias, bibliotecas.
Hoje de manha, conversando com o Patrick (o canadense, que eh arquiteto), resolvi fazer um dia fora dos museus. Sao apaixonantes, mas estou um pouco cansada deles, apesar de tambem ter andado muito por ai.
Fui a Biblioteca Nacional Francois Miterrand (opa! comecou a tocar a musica que eu mais gosto do Francis Cabrel: pra quem nao conhece, conheca). Sao quatro predios em forma de L que formam os vertices de um retangulo. Entre eles, um vao todo em madeira e jardim. Os edificios sao de vidro e o que seriam cortinas sao portas de madeira dobraveis, que fazem com que, dependendo da luminosidade, clima e vontade de quem esta dentro, os predios fiquem com uma aparencia diferente. Mas estava fechada. Ate parece que ninguem estuda de segunda!
As livrarias daqui sao pirantes! Da proxima vez eu alugo um container pra mandar os livros pra la. Muita coisa de cinema, arte, fotografia, etc. A moca que trabalha no Cafe Bibliotheque, no mesmo predio, me disse que talvez eu encontrasse o que procurava na livraria da cinemateca. Boa ideia.
La entrei, procurei meu Rancierezinho. Enfim achei Le destin des images. Dei uma breve olhada ao redor e, quando estava pra ir embora, resolvi subir pra ver quale que era a do acervo. (Melina, como eu lembrei de voce!)
Ate agora eu estou quase que sem palavras (o que eh um paradoxo, ja que estou escrevendo). Aquilo eh demais! A moca (quse ruiva) que trabalha la me explicou tudo muito bonitinho (e eu entendi bonitinho tambem). Eles tem um sistema de busca em que voce consulta nao so o acervo da cinemateca nacional, mas de outras duas instituicoes. Livros, filmes, imagens, artigos, periodicos, etc, etc, etc. Demais! Alem disso, voce vai selecionando tudo o que te interessa, forma uma pasta sua a partir da qual voce pode buscar os arquivos e tirar copias. Anotei mil coisas (edicoes da Cahiers du Cinema desde o inicio!), mas, no fim, considerei que nao valeria a pena gastar mais umas horas e pelo menos 20 euros pra entrar na sala, tirar as copias e ter que carregar cerca de 100 paginas na sacolinha.
Aos poucos vai ficando muito obvia a diferenca das condicoes de pesquisa que se tem num pais como este. Volto a pensar em estudar aqui por algum tempo (quem sabe? depende da vontade e esforco que eu tiver quando voltar pra vida cotidiana, porque nestas condicoes eh facil pensar em mudancas).
De la fui au Jardin des Tuilleries. Tomei um chocolat a l'Ancienne na Angelina (indicacao do Patrick, que conhece as melhores docerias parisienses porque a namorada eh apaixonada por doces). Katia e Breno, quando vierem, voces vao adorar! Eh muito bom mesmo, mas deu minha cota de acucar pro mes (e ainda tenho que experimentar o creme brulle e os macarrons!). Ao meu lado, duas japonesas dondocas que so ficaram comentando sobre as pessoas que estavam ali.
Fiquei no jardim um certo tempo. Estava precisando disso. Foi bom.
Num restaurante, a mulher do casal sentado ao lado pergunta pro marido: o que aquela moca ali ta comendo? Ele: deve ser pesto. Eh, eu disse. E ele: voce entende? Sim, sou brasileira. E ela: ela estava escutando? Nao! Entendo mas nao escuto! E eu la sabia de que eles estavam falando? Ultimamente mal percebo quando tem alguem falando portugues por perto. Eh tanta lingua de uma vez. Mas, sim, eu a ouvi dizer que estava inchada.
Depois, la Tour Eiffel! Enfin!
A melhor decisao da semana foi ter escolhido a segunda-feira. Demorei 40 minutos ate chegar ao alto da torre (o que deve ser um recorde). Fui pra ver o por do sol. Depois disso fiquei esperando pra conferir o porque de ser a Cidade Luz. No que eu encontrei um casal de brasileiros, que engataram a conversa e la ficamos ate depois das 10h. Me ofereceram vinho, contaram da viagem pela Europa, deram dicas. Goianos. So podia!
Voltei.

4 comentários:

cayo honorato disse...

por quê "só podia"?
legal acompanhar seus percursos.
acho que um dia vai estudar aí.

Helô Cuente disse...

hahahaha! você sabe muito bem, charlador!

Marcus DIeckmann disse...

Pega o contato de todas a livrarias e importa os livros ;)

cayo honorato disse...

que difamação!