terça-feira, 29 de dezembro de 2009

5- Comer, Rezar, Amar, da Elizabeth Gilbert

A escritora faz um relato da sua viagem de um ano pela Itália, Índia e Indonésia à procura de respostas a questões sobre si mesma (por acaso, muito compartilhadas) logo após um divórcio traumático. Na Itália, se permite desfrutar do prazer (daí se exclui o sexo), da comida e do idioma. Na Índia, passa meses em um ashram para rezar e descobrir a si mesma. Em Bali, ela vai procurar um xamã que conheceu havia dois anos e que, lendo sua mão, dissera que se reencontrariam.
Está demorando pra eu admitir que esteja lendo um livro classificado como autoajuda, mas isso, obviamente, depende do viés de que se olha para ele. O problema está no mercado que estampa na capa suas características de autoajuda: milhões de cópias vendidas (4), tempo em que figurou entre os mais vendidos no New York Times (1 ano), além de um fingido subtítulo "Seja também a heroína de sua própria jornada". Esse último é imperdoável. Tanta gente que lê essas coisas achando que sirvam de modelo pra sua própria vida. A escritora, em uma entrevista a um programa dos Estados Unidos, disse que leitoras escrevem pra ela dizendo "Olha, já fui pra Itália, comi a pizza de que você falou, e agora?". Dá licença, né?
Enfim, a autora constrói a obra a partir dos seus pensamentos, das suas experiências, que dialogam com muitas referências filosóficas e da ioga sem pretender se aprofundar nisso, mas que mostram a partir de quê ela pensa. Achei bastante interessante, li muito rápido, a linguagem é fácil, descontraída (apesar das piadinhas estadunidenses que não fazem muito o meu estilo de graça) e apresenta coisas novas, paisagens, pessoas. A revisão é um pouco fraca. Acho que na tentativa de tornar a leitura "fácil", relaxaram na gramática.
Este eu elegi por ser diferente das leituras que faço normalmente. Também me permiti esse pecado.

4 comentários:

Daniel Gorte-Dalmoro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Gorte-Dalmoro disse...

sua lista em versão homeopática é pra aumentar a audiência do blogue, é? porque só eu, nos últimos dois dias, já entrei umas três vezes esperando o quatro, e ainda está no cinco...

Helô Cuente disse...

Não é. Contratempos. Mesmo porque eu não faço ideia de qual seja a audiência.
Mas tá lá. O povo pediu, publiquei. : )
Vou tentar terminar a lista ainda este ano, mas acho que vai ser difícil.

Helô Cuente disse...

Aliás, acho que só você mesmo... hehehe